Os níveis tróficos na comunidade
- marinalorentz
- 18 de out. de 2017
- 1 min de leitura
A estrutura de qualquer ecossistema sempre é composta por três categorias básicas de organismos, que ocupa um nível trófico (alimentar):
Produtores - São os que ocupam o primeiro nível trófico em qualquer ecossistema, sendo representado pelos organismos autótrofos (que produzem o próprio alimento), fazendo fotossíntese ou quimiossíntese.
Consumidores – São os que organismos que não produzem o próprio alimento, heterótrofos. Consumidores que se alimentam através de vegetais são chamados consumidores primários ou de primeira ordem. Os organismos que se alimentam dos consumidores primários são denominados consumidores secundários ou de segunda ordem. Os que se alimentam dos secundários são consumidores terciários, e assim sucessivamente. Podendo o organismo ser consumidor de várias ordens ao mesmo tempo.
Decompositores – Também são organismos heterótrofos, representados por diversas espécies de fungos e bactérias, que se alimentam de restos de plantas e animais. Degradando esses restos, eles devolvem ao ambiente sais minerais e nutrientes, que são novamente utilizados pelos produtores.
Assista ao vídeo:
Referências:
SILVA JÚNIOR, César da; SASSON, Sezar; CALDINI JÚNIOR, Nelson. Ecologia: a vida em um nível mais amplo. Biologia 1. SARAIVA S.A. - Livreiros Editores, São Paulo, 2013.
LAYON, Jeffles. Níveis tróficoss (Relações tróficas). Biologia Mais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZSPxoBMk_UM.
Commentaires